Suba a minha oração perante a vossa face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. {Salmos 141:2}

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.

Luís Vaz de Camões, em "Sonetos"

2 comentários:

  1. ^^ Maravilhoso este soneto.
    Mas sempre me chamou atenção:

    "Do mal ficam as mágoas na lembrança,
    E do bem (se algum houve) as saudades."

    Curioso, e proposital, parênteses. Certeza das mágoas e dúvida do bem, a meu ver, ao menos.
    Nao tem jeito Rê.
    Os dias trocam "nossas vestimentas", mas , ao fundo, nossa alma perene.
    =D
    Bjo
    AMO-TE *.*

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem gente que diz que não gosta de Camões, vê se pode. Belíssimo poema.

    ps.: de onde tirar essas imagens pros posts? São lindas! :)

    Beijos.

    ResponderExcluir

Vou adorar saber o que você achou. Fique à vontade :)